A origem do 10º Depósito de Suprimento

10º Depósito de Suprimento
Nossa História
A origem do 10º Depósito de Suprimento (10º Dep Sup) remota a 02 Abr 1943, data de criação do Estabelecimento Regional de Subsistência da 10º Região Militar (ERS/10), decorrente da necessidade do Exército em realizar o suprimento de artigos de subsistência às OM recém criadas na região de Fortaleza, em função do caráter estratégico da área para a defesa do litoral nordestino, face as ameaças das forças nazi-facistas, em plena 2ª Guerra Mundial.
Nos anos seguintes, o ERS/10 foi se estruturando com a finalidade de aprimorar o seu mister, a atividade logística de suprimento, através da ativação da Padaria Militar, em 1944 e do Matadouro Militar em 1948.

Em 1951, foi criada a Granja Corcovado, que tinha como missão desenvolver as atividades ligadas à bovinocultura, suinocultura e ao cultivo de plantas forrageiras.
O ERS/10 prossegue suprindo as OM da 10ª Região Militar até a sua transformação, em 1976, em Depósito Regional de Subsistência (DRS/10), oportunidade em que houve a implantação do SubSistema de Subsistência, o qual, estabeleceu uma maior eficiência no controle e na distribuição dos Suprimentos de classe I para as OM apoiadas.

Em 05 Dez 90, decorrente de um novo conceito de apoio logístico no Exército, foram extintos, além do DRS/10, o Depósito Regional do Material de Intendência (DRMI/10), o Depósito Regional de Armamento e Munição (DRAM/10) e o 10º Pelotão de Municiamento (PEL REM/10), sendo então criado o 10º Depósito de Suprimento, que absorveu o pessoal, o acervo material e as missões das OM extintas.

Atualmente o 10º Dep Sup tem como missão principal realizar a atividade logística de suprimento das classes I, II, V (armamento), V (munição), VII e, das demais classes, esporadicamente. Para tanto, está estruturado em pessoal e material que lhe proporcionam as condições necessárias para bem cumprir esta missão.
Além de executar a atividade logística de suprimento, nossa unidade também cumpre missão da atividade logística de transporte, apoiando, ademais Unidades subordinadas e vinculadas à 10ª RM, todos os Tiros-de-Guerra dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão.

O Décimo Depósito de Suprimento, herdeiro das mais caras tradições das OM que o formaram, ratifica seu compromisso de proporcionar, com oportunidade e presteza apoio logístico às Unidades pertencentes e vinculadas à 10ª RM;

A QUALQUER MOMENTO, NO LOCAL DESIGNADO E NA QUANTIDADE NECESSÁRIA. SUPRIR!

Endereço: Avenida Marechal Bittencourt, 100
Bairro: Dias Macedo
Cidade: Fortaleza
UF: CE
CEP: 60860-540
Telefone: (85) 3295-1411
FONTE:
Copyright © – Centro de Comunicação Social do Exército – Todos os Direitos Reservados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *