Sr. Zequinha

Nascido em 20 de julho de 1938, em Pirocaia antigo bairro da Itaóca, o jovem José Duarte Espinheiro veio de um Internato em Canindé, chegando aqui no Parque Olinda nos meados de1953. Já em 1956 havia uma demanda (necessidade) de escolas. E a pedido dos moradores como: Família Nogueira, Mota, Aracati, Moacir Marinho, Ant° Paraibano, Mundosa, Euclides Silva. e outras. Aquele jovem que ninguém botava fé tomou à frente e a partir daí fundou A 1ª escola na sua casa debaixo das mangueiras, situado na Rua Nova Olinda (hoje) Rua Capitão João Ferreira Lima. A partir daí passou a ser chamado de Escolinha São José, com uma turma de alfabetização.

Em 1958, Duarte, não se contendo só com a escola, foi, mas além e fundou o Conselho de bairro da comunidade, aí veio à primeira reunião. E já Neste primeiro encontro, foram discutidos os principais assuntos relativos ao bairro. Lembrando que o conselho foi criado na residência do Sr. Moacir Marinho debaixo de uma latada de maracujá. A partir daí começou chegar apoio através da Fundação Antonio Dias Macedo, Arquidiocese de Fortaleza, Paróquia de Fátima da Escola de Serviços Sociais.

Iniciaram-se os trabalhos sociais com a comunidade como: Catequese, e outros. Com apoio da Fundação Antº Dias Macedo e Arquidiocese de Fortaleza. e ai Então surgiu a Fundação do Centro Social Paroquial Nossa Vivencia, situado na casa da família Mota, onde hoje av. Pedro Dantas.

Novos trabalhos sociais vieram como: Grupo de Teatro, Catequese, Grupo de Jovens, Grupo de Gestantes, Grupo de Pais, criação de galinha que não são as mesmas que morreram afogadas na ponte, (brincadeira) e também se fabricava cestas de palhas de carnaúbas.

Com esse fortalecimento veio junto à vontade de buscar mais melhorias como: calçamento  e água através do 1º chafariz hoje existente no mesmo local, à Rua Pedro Dantas em frente a residência do saudoso Luiz  Aracati . Na época o prefeito de Fortaleza era Manoel Cordeiro Neto. Já nos meados do ano 1959.

Nos anos 60 foi resgatada a tradição sócia cultural, festas juninas, datas religiosas e comemorativas. Em 1961 por falta De atividades esportivas, Duarte criou o ESPORTE CLUBE SOCIAL com apoio da Fundação Antonio Dias Macedo representado por Leda Santos (pernambucana).

Sua primeira diretoria foi o Sr. Moacir Cavalcante (Moacir Pretinho) Moacir Oliveira (Moacir da Fran) Moacir Marinho, Euclides Ferreira, Tenente João Ferreira Lima, Chico Mota, Manoel da Joana e que em 1969 para 1970  foi filiada a Federação Cearense na 2ª. Divisão.

*Em 1963 veio o maior desafio que era a construção da ESCOLA ANTONIO DIAS MACEDO através dos irmãos: Benedito Dias Macedo, José Dias Macedo e Antonio Dias Macedo que era o homem de visão da família e a mesma levou seu nome, O senhor Benevides que era o Gerente da Fundação veio entregar a escola e disse estava tudo pronto, só faltava água e luz, mesmo assim começamos as aulas com LAMPIÕES a gás, tudo isso foi em 14/08/1963. Nesta época, a escola Alberto Craveiro funcionava Rua Capricho, esquina com a Rua Nova Olinda.

*Jose Duarte conta que foi esta a sua maior Conquista.

WWW.DIASMACEDO.COM.BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *