NoticiasPersonalidades

CAP. João Ferreira Lima

Marta relatar como seu pai veio para o PQ Olinda, Nascido em fortaleza em 25 de julho de 1.900 morava na cidade de Horizonte, depois veio morar na Rua Djalma Petit no bairro da Aerolândia, se transferiu para Parque Olinda, no dia 03 junho de 1953, hoje (Dias Macedo). Lembra que seu primeiro vizinho era Sr. Chico Marinho. Ele começou na polícia militar como soldado lutou no Beato Lourenço. Existiam confrontos dos civis com a polícia os policiais combatiam os invasores.

Ele passou 32 anos como 1º Ten foi promovido como Capitão quando o governador Virgílio Távora assumiu o seu governo foram três dias de festa, no ano de 1948 assumiu também o posto de 2º comandante do Corpo de Bombeiro chamado de SAPADORES, existe até hoje na galeria dos ex-comandante sua foto. Foi delegado das cidades; Russas, Iguatú, Salgueiro, Sobral e outras.

O papai foi designado pela polícia a ser Delegado dos bairros DIAS MACEDO, BOA VISTA E SERINHA como voluntário, ele passou 06 anos trabalhando a pé por que não tinha viatura naquela época, não existia polícia nos bairros, ele recebeu os guardas civis que eram do estado para ajudar na delegacia, todos os procedimentos era feito na nossa casa, na delegacia só fazia guardar os presos DEPOIS FOI CRIADO AMADORES DA POLICIA CIVIL DA CONFIANÇA DO DELEGADO; Marcelino Norberto, Aristides Vidal. Eu quando criança tinha a maior vontade de ver meu pai fardado, um certo dia ele foi no quartel comprou toda a farda e veio fardado e eu fiquei muito feliz. O primeiro ônibus lembra era do Senhor “Falcão” que trabalhava na Base com dentista. Na época aqui não tinha quase nada ai foi quando o papai resolveu a regaçar as mangas, o Poder Público não fazia nada.

Ele queria o crescimento do PARQUE OLINDA, na época conseguiu uma camionete azul usada, começou a transportar as pessoas para o alto da balança, isso no objetivo de ficar, mas perto do centro, por que não tinha Ônibus. Depois conseguiu atravez de um político, Leite do fisco como chamava naquela época, tudo isso era para ajudar as crianças, lembro que a minha mãe a dona Minervina, (in memória) que você conheceu! teve que fazer um curso para aprender trabalhar com o leite.

Apartir daí começou a vir o crescimento do bairro. Iniciou aqui na nossa casa os movimentos sociais a 1ª escola com Zequinha, Moacir Marinho, (in memória) Euclides, dona Maria Neuza, (in memória) e outros, tudo começou debaixo de um pé de maracujá, a escola passou a ser chamada de escola São José. Depois foi formada uma comissão para ver o lugar onde seria colocado CENTRO SOCIAL.

O saudoso Chico Mota cedeu um o espaço para fazer todos os trabalhos do centro. A família Macedo através de dona Luci Macedo esposa do Benedito Macedo, Ane Loyre assistente social vieram na casa do papai todos queria fazer parte deste grupo. Veio à escola Antonio Dias Macedo, apareceram os primeiros políticos; Arimatéia, Gutenberg Brawh, depois calçamento, chafariz, também o primeiro clube CREDMA – Clube Recreativo Dias Macedo onde as famílias se reunião o endereço ao lado da igreja São Francisco hoje Avenida Alberto Craveiro. Também foi fundado Esporte clube Social o Capitão João Lima era presidente de Honra, veio Energia da antiga (LIGTH) chafariz da Pedro Dantas.

• Em 25 de Julho de 2007, uma rua ganhou o seu nome era antiga rua Saturna, NA HOMENAGEM teve uma missa de inauguração da placa simbólica.

Capitão: João Ferreira Lima

  • Natural de Fortaleza
    Nasceu: 25/Julho /1.900
    Casado com dona Minervina Eufrásio Ferreira Lima
    Filhos; Marta Lima, Vicente, Maria Aparecida, Jacinta (in memória). Jose Duarte Spinheiro (in memoriam) Adotivo

*Entrevista ao repórter: Edílson Aguiar de Mouras – 05 de Junho de 2009
*Portal do Bairro Dias Macedo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *