VLT Aeroporto-Castelão
A linha VLT Aeroporto-Castelão consiste em uma expansão do Metrô de Fortaleza, que tem como objetivo conectar o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) que vai operar na Estação Aeroporto, com conexão à Estação Expedicionários, à Arena Castelão. O projeto prevê a construção de um trecho com 5,1km de extensão, além de duas novas estações: CEU (Condomínio Espiritual Uirapuru) e Castelão.
O projeto permitirá o deslocamento direto, em apenas 12 minutos, entre o Aeroporto Internacional de Fortaleza e a Arena Castelão, beneficiando turistas que desembarcam em Fortaleza para acompanhar eventos esportivos e grandes shows.
Além de beneficiar turistas que desembarcam em Fortaleza, o VLT Aeroporto-Castelão passa a ser uma alternativa de deslocamento entre as Avenidas Carlos Jereissati e Alberto Craveiro, contribuindo para desafogar o trânsito e fortalecendo a mobilidade urbana da cidade.
A Estação Aeroporto também está diretamente conectada com a Estação Expedicionários, pertencente à Linha Nordeste do Metrô de Fortaleza (VLT Parangaba-Mucuripe), o que significa que 29 bairros da cidade serão diretamente beneficiados com o projeto.
Fonte: VLT Aeroporto-Castelão – Secretaria da Infraestrutura
O VLT Aeroporto-Castelão, de certa forma, não está beneficiando o bairro Dias Macedo, mais uma vez. Trata-se de mais um projeto que não passou pelas lideranças comunitárias, impossibilitando o debate sobre os possíveis impactos que a obra pode causar na região.
Eventos de grande porte realizados nas proximidades, como o Halleluya, já geram transtornos significativos para os moradores, que enfrentam dificuldades para transitar no retorno do trabalho para casa. Um dos principais problemas observados é a falta de organização, especialmente no trânsito.
Diante disso, o fórum do bairro está tentando entrar em contato com os órgãos responsáveis, com o objetivo de avaliar possíveis benefícios para a comunidade — como, por exemplo, a implantação de um ponto de parada do VLT no bairro.
D’JESUS PEREIRA
