Lidenilson Delfino é historiador e genealogista, autor de três obras de caráter singular e de grande relevância documental. Seu primeiro livro dedica-se à genealogia, resgatando com rigor histórico a trajetória de famílias tradicionais. A segunda obra apresenta um romance baseado em fatos reais, revelando sensibilidade narrativa e profundidade cultural. Já o terceiro título traz a autobiografia de um religioso, preservando memórias valiosas e contribuindo para a compreensão de importantes contextos sociais e espirituais.

Descendente de uma linhagem de políticos e membros do clero que exerceram forte influência no Ceará do século XIX, Lidenilson Delfino mantém viva a herança de sua ancestralidade, reafirmando, por meio de suas publicações, o compromisso com a preservação da história, da memória e das raízes familiares.

O jornalista ficou conhecido por promover homenagens a comunicadores de renome no estado, como João Inácio JúniorNonato AlbuquerqueCíntia LimaEmanuella BragaCarla SorayaEveline FrotaEumar LimaCarla FernandesIan GomesNilson FagataLetícia AmaralKatiúzia Rios e Danielly Portella, entre outros.

– Cheyenne George

Lidenilson Delfino pertence a uma família tradicional do Ceará. É primo do desembargador Paulino Nogueira Borges da Fonseca, fundador do Instituto do Ceará, e sobrinho-trineto do juiz e ex-prefeito de Senador PompeuEduardo Dias Nogueira. Também é parente do padre Waldir Medeiros Dantas, do padre Francisco Xavier Nogueira e do padre João Dias Nogueira, além de manter vínculos com o engenheiro agrônomo João Gomes de Matos Nogueira, o historiador João Franklin de Alencar Nogueira e o poeta e teatrólogo Quincas Dantas.

No campo artístico, é primo das cantoras Joaninha DantasAndrelina Dantas e Philipe Dantas.

O jornalista também é autor de diversos livros, entre eles:

Saudosa Memória de uma Família Pioneira – lançado oficialmente em 18 de outubro de 2025

Entre a Batina e o Sangue

O Verdadeiro Amor

Paulino Nogueira: O Primeiro Historiador do Ceará:

Fonte: Lidenilson Delfino – Wikiversidade

D’JESUS PEREIRA- PORTAL DIAS MACEDO.