História da Banda Marcial
APROXIMADAMENTE NO DIA 02/06/1967, POR NECESSIDADE DO EXERCICIO DA CIDADANIA SURGIU A BANDA MARCIAL PROF. JOSE DUARTE SPINHEIRO.
A razão do seu surgimento deu-se porque o bairro Dias Macedo tinha somente uma escola: Grupo Escolar Antonio Dias Macedo seu diretor, professor Zequinha, como ainda hoje é conhecido sonhava com que a escola desfilasse, em homenagem ao sete de setembro, achava aquilo muito bonito colocar os alunos na rua e fazer um grande desfile. No Dias Macedo não havia ruas que garantissem um desfile: sem calçamento as ruas eram cheias de buracos, cheias de matos, enfim não davam a menor condição. E um dia decidiu juntar todos os alunos e formar um grande desfile. Motivar os alunos, professores, pais e a comunidade e resolveu convidar o pessoal do exercito (10°de sup). para fazer o tal pensado desfile. Fomos ate o comandante coronel Adalton e este prontamente atendeu ao pedido, mandando seis soldados comandados pelo cabo Felinto, que tão bem comandou a equipe. Vale ressaltar que além da equipe todo instrumental foi também cedido pelo exército.
Enquanto isso as instruções quanto aos ensaios coube o entusiasmo e empolgação de uma aluna da escola Dias Macedo, neste caso; chamavase-se Lúcia que também preparou o desfile. Foram três anos exercito preparou o desfile da Escola nos de 1967/68/69, e em 1970, resolveu preparar e fazer o desfile da Escola sem a participação do exército brasileiro, para isso foi criado uma banda macial tendo como regente a aluna Lúcia, conseguimos alguns instrumentos musicais, constando um surdo, um bambo e um tarol, uma corneta e um surdo, colocamos a escola para desfilar de qualquer jeito, e para surpresa de todos foi um verdadeiro sucesso.
A escola foi crescendo, e a necessidade de uma banda também até que em 1980 foram adquiridos através de doações, alguns instrumentos no total de dezesseis, e assim a banda foi crescendo, sendo muitas vezes convidada a participar de eventos, sobretudo nos interiores do estado como: Chorozinho, Horizonte, Pacajus, Maranguape, Acaracuzinho, Amanari e bairros adjacentes em toda fortaleza. É uma banda bastante acreditada por conta do interesse, responsabilidade, credibilidade dos seus alunos.
A banda José Duarte Espinheiro, hoje assume o lugar de destaque na comunidade e adjacências. Isso porque sua filosofia tem como principal objetivo ocupar os espaços ociosos das crianças, jovens e adolescentes. Tendo como fator importante oferecer a musica, pois; é possível que os sons dos instrumentos, sejam capazes de transformar um pouco a personalidade dos jovens abrindo novos caminhos, como forma de preparar os futuros cidadãos, conscientes dos seus deveres e obrigações.
A banda Jose Duarte Espinheiro hoje é composta por 20 integrantes, é possível existir entre eles não só a inclusão social, mais um verdadeiro espírito de camaradagem, respeito, responsabilidade e amizade São jovens, dentre a faixa etária que varia de 11 a 20 anos que interagem com o respeito e companheirismo: vale ressaltar que a banda marcial professor Jose Duarte espinheiro tem como pioneira a E.E.F.M. Antonio Dias Macedo.
A escola foi crescendo, e a necessidade de uma banda também ate que em 1980 foram adquiridos através de doações, alguns instrumentos
– Cheyenne George
Matéria exclusiva do Portal Dias Macedo.