História do BairroPersonalidades

José Duarte Espinheiro

86 ANOS DE HISTÓRIA

Nascido em 20 de julho de 1938, em Pirocaia antigo bairro da Itaóca, o jovem José Duarte Espinheiro veio de um Internato em Canindé, chegando aqui no Parque Olinda nos meados de1953. Já em 1956 havia uma demanda (necessidade) de escolas. E a pedido dos moradores como: Família Nogueira, Mota, Aracati, Moacir Marinho, Ant° Paraibano, Mundosa, Euclides Silva. e outras. Aquele jovem que ninguém botava fé tomou à frente e apartír daí fundou A 1ª escola na sua casa debaixo das mangueiras, situado na Rua Nova Olinda (hoje) Rua Capitão João Ferreira Lima. Apartír daí passou a ser chamado de Escolinha São José, com uma turma de alfabetização.

Em 1958, Duarte, não se contendo só com a escola, foi, mas além e fundou o Conselho de bairro da comunidade, aí veio à primeira reunião. E já Neste primeiro encontro, foram discutidos os principais assuntos relativos ao bairro. Lembrando que o conselho foi criado na residência do Sr. Moacir Marinho debaixo de uma latada de maracujá. Apartír daí começou chegar apoio através da Fundação Antonio Dias Macedo, Arquidiocese de Fortaleza, Paróquia de Fátima da Escola de Serviços Sociais.

 Iniciaram-se os trabalhos sociais com a comunidade como: Catequese, e outros. Com apoio da Fundação Antº Dias Macedo e Arquidiocese de Fortaleza. e ai Então surgiu a Fundação do Centro Social Paroquial Nossa Vivencia, situado na casa da família Mota, onde hoje av. Pedro Dantas.

Novos trabalhos sociais vieram como: Grupo de Teatro, Catequese, Grupo de Jovens, Grupo de Gestantes, Grupo de Pais, criação de galinha que não são as mesmas que morreram afogadas na ponte, (brincadeira) e também se fabricava cestas de palhas de carnaúbas.

Com esse fortalecimento veio junto à vontade de buscar mais melhorias como: calçamento  e água através do 1º chafariz hoje existente no mesmo local, à Rua Pedro Dantas em frente a residência do saudoso Luiz  Aracati . Na época o prefeito de Fortaleza era Manoel Cordeiro Neto. Já nos meados do ano 1959.

Nos anos 60 foi resgatada a tradição sócia cultural, festas juninas, datas religiosas e comemorativas. Em 1961 por falta De atividades esportivas, Duarte criou o ESPORTE CLUBE SOCIAL com apoio da Fundação Antonio Dias Macedo representado por Leda Santos (pernambucana).

Sua primeira diretoria foi o Sr. Moacir Cavalcante (Moacir Pretinho) Moacir Oliveira (Moacir da Fran) Moacir Marinho, Euclides Ferreira, Tenente João Ferreira Lima, Chico Mota, Manoel da Joana e que em 1969 para 1970  foi filiada a Federação Cearense na 2ª. Divisão.

*Em 1963 veio o maior desafio que era a construção da ESCOLA ANTONIO DIAS MACEDO através dos irmãos: Benedito Dias Macedo, José Dias Macedo e Antonio Dias Macedo que era o homem de visão da família e a mesma levou seu nome, O senhor Benevides que era o Gerente da Fundação veio entregar a escola e disse estava tudo pronto, só faltava água e luz, mesmo assim Começamos as aulas com LAMPIÕES a gás, tudo isso foi em 14/08/1963. Nesta época, a escola Alberto Craveiro funcionava Rua Capricho, esquina com a Rua Nova Olinda.

*Jose Duarte conta que foi esta a sua maior Conquista.

– Cheyenne George

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *