Francisca Ivonete
ENTREVISTA: FRANCISCA IVONETE DA SILVA CAMPELO
Minha mãe dona MIRALTINA FERNANDES DA SILVA nascida na Cidade de Cascavel, Em 15 de Setembro de 1913, chegando aqui no Parque Olinda 1943, teve 13 filhos hoje tem 08 vivos; Agenor (in memória); Maria Zuila; Jaime; Orlandi Luiz conhecida como Lurditi.; Gracilda (in memória); Ivonete; Ivone (in memória).; Ary (in memória).; Iran; irismar (in memória).; e Ivelta. Trabalhava como domestica, no ano de 1945 ela passou a trabalhar com lavadeira dos americanos que aqui chegaram, para construir a Base Aérea. Lembro-me muito bem viemos morar na casa da Rita, agente chamava de área branca de dona Rita, brincávamos muito enfrente de sua casa.
Fomos morar dentro do quartel do exercito, que hoje é chamado de 10ª região de suprimento, e o meu pai passou a trabalhar lá dentro tomando conta do gado, era ele o sr. Tobias (in memória), o Local que fomos morar era um galpão que tinha o numero 10. Tinha uma cacimba que se chamava cacimba do 10. Nessa cacimba houve um acidente com o Messias filho de dona Licinha do Bederote ele estava puxando Água na corda quando foi puxado pelo peso do balde, sua mãe Licinha pulou dentro da cachimba e salvou seu filho de apenas 10 anos. Recordando! outras famílias foram morar lá, a famílias do sr Tobias (in memória); o Sr. Euclides barbeiro (in memória); Senhor Bederrote (in memória); Sr. Chico da Senhorinha; Sr. Silvino motorista; o Carne assado; Sr. Marcelino; o Zé Anjo, também morava os militares o Major Granjeiro, Paulo de Tarso não lembro a patente dele. Era uma época de muita fartura lembro-me muito bem tinha o matadouro, em 1951 viemos morar no parque Olinda aonde nos morávamos era chamado de COCOROTE na vila do Zé Preto hoje é chamado de rua João Fonseca. Em 1953 voltamos e fomos morar no final da linha vizinho à Mão Grossa. Foi quando aconteceu o 1º crime, o falecido era chamado de olho de Gato. O meu pai Zé Caetano, Comprou um terreno junto com o Sr. João Franco pai da dona Chiquinha que ate hoje morar no final da linha.
Já 1956, quando o Iran Nasceu voltamos e viemos morar na rua Boa Vista que hoje e CAPITÃO João Ferreira Lima esquina com rua Clarim esse terreno era da empresa PARQUE AUGUSTO SEVERO, NA QUADRA 41 LOTE 09, Por 15.000, cruzeiros em 15 parcelas de 300,00 cruzeiros era tanto dinheiro! Já 1961 chegou a sede do DNOCS aqui no Parque Olinda dentro do quartel da 10ª Região de Suprimento.
Mais um ano se passa e a importância do legado de Francisca Ivonete da Silva Campelo apenas aumenta; estamos hoje celebrando mais um ano dentre os 79 de sucesso de uma das maiores educadoras, orgulhosamente, cearenses.
Como professora da rede pública e fundadora do Colégio Educar, seu nome se firma a cada dia na história do bairro Dias Macedo com o apoio de todos que confiam na escola que mais inova.
Enrevista ao repórter Edilson Aguiar
